segunda-feira, 16 de maio de 2011

CONVIDADOS


Angela Ales Bello - ROMA


A escritora Ângela Ales Bello, professora-doutora de Filosofia da Pontifícia Universidade Lateranense de Roma. Angela Ales Bello é Professora de História da Filosofia Contemporânea na Universidade Latenarense de Roma; dirige o Centro Italiano de Pesquisas Fenomenológicas, associado ao World Phenomenology Institute e faz parte do conselho de redação de várias revistas italianas e de outros países.
Suas publicações são predominantemente voltadas à investigação da fenomenologia alemã do século 20, comparada a outras correntes do pensamento contemporâneo, com especial referência aos temas da História (Husserl e a História, 1972), das ciências ( Husserl e as ciências, 1986), e da experiência religiosa (Husserl – sobre o problema de Deus, 1985).
É também autora de diversos ensaios sobre a filósofa de origem judia, Edith Stein, que se converteu ao catolicismo e foi canonizada pela Igreja Católica em 1998. De autoria de Angela Bello, a Edusc publicou em 1998 o livro “Culturas e religiões – Uma leitura fenomenológica”, que inaugurou a coleção Filosofia e Política.



Aparecida Turolo Garcia,

Religiosa do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), com o nome religioso de Ir. Jacinta. Possui Graduação e Bacharelado em Letras, Português Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (1978 e 1979) e Licenciatura em Pedagogia (1987) na mesma Universidade. Concluiu o Mestrado em Filosofia pela Pontificia Universidade Urbaniana, em Roma, Itália (1984). Doutorou-se em Filosofia na mesma Universidade, com revalidação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000).









Andrés Eduardo Aguirre Antúnez


Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (1992), especialização em psicologia da saúde pela Escola Paulista de Medicina (1995), mestrado em saúde mental (1998) e doutorado em ciências da saúde (2004) pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Ex-bolsista da FAPESP (ME, DR, PD), atualmente é Professor Doutor do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorando na Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência no método de Rorschach, Escala de Inteligência WAIS e Teste de Apercepção temática - TAT. É membro da Associação Brasileira de Rorschach e Outros Métodos Projetivos, Laboratório de Estudos da Transicionalidade - LET e da Sociedade Internacional de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural. É professor de curso de pós-graduação, no qual articula contribuições fenomenológicas à clínica do Self. Tem orientado dissertações de mestrado e Iniciação Científica no tema: Acompanhamento Terapêutico. Coordenador da Clínica Psicológica Durval Marcondes - IPUSP desde agosto de 2008.




Juvenal Savian Filho


Doutor em Filosofia pela USP, sob orientação da filósofa Marilena Chaui, diplomado em Teologia, pela UPS-Roma, sob orientação do teólogo Francisco Catão, especialista em Filosofia Medieval e estagiário do CNRS (Paris/Villejuif), sob orientação de Anca Vasiliu. Atualmente, é professor da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.



CLÉCLIA PERETTI

Doutora em Teologia Escola Superior de Teologia São Leopoldo RS. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR; Educação a Distância pela UnB. Graduada em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta Roma Itália e, em Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo

Antonianum Roma Itália; Bacharel em Teologia pela PUCPR. Atua nos temas: teologia e gênero, fenomenologia religiosa, redes de apoio, práticas de acompanhamento e de reintegração social.







Marcio Luiz Fernandes

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Lateranense, mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo, especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais, especialização em Processo Ensino-aprendizagem pelo Centro Universitário Claretiano. Doutorando em Teologia Fundamental Pontifícia Universidade Lateranense. Pesquisador principalmente nos temas: método teológico, escolástica barroca, fenomenologia religiosa e figuras do pensamento contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário